top of page

Como fazer um penso?

Método 1

Desenhe o molde sobre uma folha de cartolina. Faça uma forma de losango com bordas arredondadas. Precisa ter cerca de 23 cm de altura por 20,5 cm de largura. Recorte o molde quando terminar. Deixe os cantos superior e inferior um pouco mais largos. Eles precisam ter cerca de 6,5 cm de largura.

P1.png
P2.png

Use o molde para recortar dois pedaços de flanela de algodão.
 
Esse tecido será o lado externo do absorvente portanto, escolha um de que goste. Pode usar um material estampado ou de cor lisa, ou até mesmo fazer um lado estampado e o outro liso.
Você também pode usar tecido de algodão em vez de flanela. Verifique as seções de chita e tecido para patchwork da loja de tecidos local e veja quais são suas opções.

Costure os dois pedaços de tecido juntos, com os lados certos para dentro. Primeiro, prenda os dois tecidos com alfinetes, deixando os lados certos para dentro. Costure ao redor de toda a peça deixando uma margem de segurança de 0,5 cm. Não será preciso deixar uma lacuna sem costura para virar o tecido, pois você vai cortar uma fenda nele.

P3.jpg
P4.jpg

Corte uma fenda vertical no meio da peça. Cuidado corte apenas uma das camadas de tecido, não as duas, e posicione a fenda bem no meio. Ela só precisa ter alguns centímetros de comprimento. Você também pode cortar entalhes nos cantos curvados do absorvente para ajudar a diminuir o volume dele..

Vire a peça para o lado certo usando a fenda. Use os dedos para empurrar os cantos do absorvente pela fenda cortada. Se as extremidades não virarem por completo, empurre-as para fora com um lápis ou uma agulha de tricô. Passe a base do absorvente usando um ferro quente na temperatura adequada para algodão.

P5.jpg
P6.jpg

Faça um pesponto ao longo da parte superior da base do absorvente. Pode usar linha da mesma cor do tecido ou contrastante, ou até fazer um ponto em zigue-zague para deixar a peça mais interessante. Faça o ponto de reforço no início e no final da costura e corte fora a linha em excesso o mais perto possível do tecido.

Método 1

Método 2

Faça o molde em outro pedaço de cartolina. Comece com um retângulo vertical com as partes superior e inferior arredondadas. As medidas são de cerca de 20,5 cm de altura por 6,5 cm de largura. Quando terminar, recorte o molde.

P7.jpg
P8.jpg

Use o molde para traçar as peças do forro. Vai precisar de três a quatro peças de tecido atoalhado macio. Use o molde para traçar mais pedaços de flanela, mas dessa vez com uma margem de segurança de 0,65 cm. O tecido atoalhado será o forro, enquanto a flanela servirá de capa para ele. Use o mesmo tecido da base do absorvente para fazer a capa do forro.

Empilhe e costure os pedaços de tecido atoalhado juntos, deixando uma margem de segurança de 3 a 6,5 mm. Contorne a borda da peça costurada com o ponto zigue-zague e deixe de lado quando terminar. Não inclua as duas peças de flanela nessa pilha. A cor da linha não importa, pois essa peça ficará dentro da capa.

P9.jpg
P10.jpg

Costure os pedaços de flanela juntos para fazer uma capa para o forro. Prenda os dois pedaços com os lados certos para dentro usando alfinetes e costure ao redor deles, deixando uma margem de segurança de 6,5 mm. Não deixe uma abertura para virar. Em vez disso, você vai cortar uma fenda na peça.

Corte uma fenda vertical na capa do forro e vire-a para fora. Use a mesma técnica empregada na base do absorvente mas, desta vez, faça com que a fenda tenha cerca de 10 cm de comprimento. Assim, você terá espaço suficiente para enfiar o forro de tecido atoalhado dentro da capa.
Corte entalhes nas bordas curvadas da capa para ajudar a diminuir o volume dela.

P11.jpg
P12.jpg

Enfie o forro atoalhado dentro da capa de flanela. É só passar o forro para dentro da capa de flanela usando a fenda e alisar as partes enroladas ou vincadas.

Método 2
P14.jpg

Faça um pesponto ao longo do forro para prendê-lo na base do absorvente. Costure ao redor do forro, deixando uma margem de segurança de 3 a 6,5 mm. Faça pontos de reforço no começo e no final da costura e corte a linha o mais próximo possível do material. Vá tirando os alfinetes conforme costurar.
Para esses pontos, você pode usar linha da mesma cor do tecido ou contrastando com ele

Costure mais 1,5 cm para dentro do forro. Procure fazer essa costura a 1,5 cm de distância do pesponto, não na borda do forro. Use a mesma cor de linha de antes. Essa costura vai ajudar a prender o forro à base ainda mais, evitando que ele se enrole.

P15.jpg
P16.jpg

Coloque fechos ou velcro nas abas. Você pode usar fechos costurados ou daqueles que precisam ser instalados com uma ferramenta. Também é possível usar velcro, mas evite o autoadesivo. Embora ele seja fácil de aplicar, não dura muito e vai acabar caindo.
As abas vão se fechar do lado de fora da calcinha; lembre-se disso ao planejá-las.

Use o absorvente. Coloque a base da peça com o lado da flanela para baixo no forro da sua calcinha. Deixe o forro voltado para cima, dobre as abas por baixo da calcinha e feche-as. Dependendo do seu fluxo menstrual, o forro vai durar de duas a quatro horas.

P17.jpg
P7.jpg

Lave bem o forro. Guarde o absorvente em um saco seco até chegar em casa. Lave imediatamente com água fria e depois com água quente e sabão. Enxágue pela última vez com água fria e seque na secadora.

Juntando Tudo


Prenda o forro do absorvente por cima da base dele usando alfinetes. Vire a base do absorvente de modo que o eixo mais longo seja o vertical e o lado da fenda fique voltado para cima. Coloque o forro por cima dele, com a fenda voltada para baixo. Veja se tudo está centralizado e orientado na vertical.[10] Quando terminar, prenda todas as peças com alfinetes.

P13.jpg
Juntando Tudo
bottom of page